Uma manhã com a alfabetização

Esta postagem é um relato da manhã de hoje, a qual passei junto da professora Rita de Cascia e seus alunos de primeiro ano do ensino fundamental. Fui muito bem acolhida por todos e fiquei impressionada pela afeição dos alunos… foi um momento muito especial. No início da aula me apresentei e pedi que os alunos fizessem o mesmo. Depois, enquanto a professsora estava conversando com familiares, perguntei idade, do que eles gostavam, o que gostariam de ser… é uma turma muito participativa e disposta ao trabalho… eu adorei!

Hoje foi o dia do aprendizado das vogais… a maioria estava muito interessada, e o método da professora de apresentação também foi muito bom, relacionando-as com palavras que se iniciam com as letras e pedindo informações dos alunos. Depois, entramos na parte do projeto, pedindo ajuda dos alunos na construção de um comunicado aos pais/responsáveis a ser anexado junto ao nosso questionário. Copiamos no quadro as sugestões que eram dadas e com o auxílio de todos construímos esse texto. E aí chegou o horário do intervalo.

Na sala dos professores, conversas sobre a greve. Fora de lá, alunos correndo e brincando super extrovertidos.

Voltamos para a sala de aula e vem uma notícia que alegrou a quase todos: era hora de ir para a sala de vídeo, assistir ao filme O menino selvagem. Vimos uma parte do filme, cerca de trinta minutos, mas por problemas técnicos acabamos voltando para a sala de aula, o que não pareceu aborrecer os alunos.

Me encantei de várias formas, até quando me despedi. Foi, com certeza, uma experiência ótima!

One thought on “Uma manhã com a alfabetização

  1. Alana,
    Muito me alegrou seus comentários e obrigada pela ajuda. Também achei a aula muito legal. Encanto-me todos os dias com a reação das crianças para comigo. Faço as minhas preces e agradeço a Deus sempre. Profª Cascia

O que você pensa sobre isso?

