Reescrita das crônicas

Hoje, mais uma vez, trabalhamos com o gênero textual “crônica”, agora buscando a reescrita dos textos produzidos pelos alunos e, também, pelos pais. Primeiro, voltamos a apresentar um exemplar do gênero cartaz. Por mais que ele tivesse vários problemas de ordem gramatical, não tivemos como intenção apontar o que estava “certo” e “errado”, mas sim mostrar as possibilidades de análise linguística. A partir da exposição do cartaz, refletimos, por exemplo, que a fala não pode ser encarada como sinônimo da escrita e, dessa forma, as regras que são próprias a uma modalidade não podem ser incorporadas pela outra. Além do mais, também refletimos sobre a importância do dicionário para a produção textual e o que leva uma pessoa a trocar letras de uma palavra. Com relação a esse último ponto, foi destacado a semelhança do som de alguns fonemas, tais como /s/ e /z/, /i/ e /e/.  Ao final dessa primeira parte, reescrevemos o texto que estava no cartaz.  Em seguida, as crônicas foram devolvidas, e nós passamos em cada grupo para auxiliar os alunos e os pais nesse momento de reescrita.   Este foi o cartaz que escolhemos para iniciar as ações deste dia:

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=aperte+a+campainha+ser%C3%A1+atendida&hl=pt-BR&sa=X&biw=1517&bih=741&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=DY4V6w1pFNEA3M:&imgrefurl=http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/0z9i/Perola_Da_Nossa_Lingua_Portuguesa&docid=K7r71M8anD6CSM&imgurl=http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/003110.jpg&w=405&h=500&ei=HIjaT76aMKiG2gWUxZi1CA&zoom=1

Anúncios

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s