Nosso Projeto

O HABITUS DE ESTUDAR: CONSTRUTOR DE UMA NOVA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Data de Início: Janeiro/2011 Data de Término: Janeiro/2015
Número de meses de vigência do projeto: 48 meses
Apresentação

 O projeto O habitus de estudar: construtor de uma   nova realidade na educação básica da Região Metropolitana de Natal apóia as   suas intenções de realização nos seguintes princípios: i) buscar a ampliação   das pesquisas realizadas na UFRN no âmbito do Núcleo Avançado de Políticas   Públicas, no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, no programa de   Pós-graduação em Estudos da Linguagem e no programa de Pós-graduação em   Matemática; ii) vislumbrar a possibilidade de ampliação e articulação entre   os grupos de pesquisas vinculados aos programas supra citados; iii) investir   na possibilidade de perspectivas de continuidade na construção do mapa Social   da Região Metropolitana de Natal (RMN).

Além da consolidação dos grupos de pesquisas   e consequentemente dos programas de Pós-graduação da UFRN, participantes do   projeto. É nosso objetivo também, o conhecimento e domínio das bases de dados   produzidos pelo INEP/MEC como o Censo Escolar reforçando a base utilizada nos   projetos “O mapa social da RMNatal“ (CNPq-Pronex/FAPERN/UFRN) e o projeto “O   mapa social da RMNatal: Inferências na qualidade escolar” CAPES\INEP. Além   disso, ajudará a consolidar a continuidade do intercâmbio e diálogo   científico permanente que mantemos desde 2003 com a Rede Observatório das   Metrópoles hoje reunida em torno do Projeto “Observatório das Metrópoles:   território, coesão social e governança metropolitana   (CNPq-Milenio/IPPUR-UFRJ). 

Objetivos gerais:

Partindo do suposto que a qualidade dos   estabelecimentos escolares e o meio espacial no qual eles estão localizados   exercem influência no desempenho escolar dos alunos da educação básica, o   presente projeto propõe cinco objetivos gerais para seu desenvolvimento:

i)                     Atualizar as tipologias dos ambientes da vida social   educativa dos estabelecimentos escolares da Região Metropolitana de Natal via   definição de perfis, através de um conjunto de indicadores de   infra-estrutura, número de salas de aula, de turmas, alunos e recursos   humanos disponíveis;

ii)                   Atualizar o comportamento de variáveis ligadas ao   rendimento escolar, segundo as tipologias dos ambientes da vida social   educativa dos estabelecimentos escolares da Região Metropolitana de Natal   gerados no primeiro objetivo;

iii)                 Também é objetivo entender como o rendimento escolar   é influenciado pelo ambiente social. Através da Análise de Redes Sociais,   pretende-se elaborar um modelo sobre o “mapa cognitivo” de jovens e adultos   sobre as redes de sociabilidade (McCarty, 2002) que alimentam um determinado habitus escolar;

iv)                 Promover em um ambiente participativo o   desenvolvimento de práticas pedagógicas – de matemática e de português –   entre professores e alunos da graduação voltados para o ensino-aprendizagem   dos estudantes do ensino básico;

v)               Determinar a importância da presença do brincar, como forma de assegurar uma   adequada estruturação física, psíquico-biológica e sócio-cultural, de seus   participantes, e ao mesmo tempo considerar o brincar como gerador de disposições que irão desencadear o   aprimoramento do habitus de   estudar.

Palavras chave

Habitus. Educação Básica. Região Metropolitana de Natal.

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