Produção educacional

Produção Bibliográfica

1) Tipo do produto: Publicação de trabalho completo

Indicador atividade: 13

a) Descrição do produto gerado:

Publicação do trabalho: O habitus de brincar e a construção do habitus de estudar na Região Metropolitana de Natal, no XX EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – “Educação, Culturas e Diversidades”
Evento organizado pela Universidade Federal do Amazonas, entre os dias 23 a 26 de Agosto de 2011.

b) Descrição do produto gerado:

Apresentação e publicação do trabalho: Gerando e construindo novas possibilidades para o brincar no contexto escolar público de Natal/RN, no XXVIII Congresso Latinoamericano de Sociologia (ALAS) “Fronteiras abertas da América Latina”.
Evento organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife – PE, entre os dias 06 a 10 de setembro de 2011.

c) Descrição do produto gerado:

Apresentação e publicação do trabalho: A formação dos professores e seu impacto no desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal (RMN), no 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
Evento organizado pela ANPOCS, realizado entre os dias 24 a 28 de Outubro de 2011, Caxambú, MG.

d) Descrição do produto gerado:

Apresentação e publicação do trabalho: Aspectos da Criminalidade Violenta nas Regiões Metropolitanas de Natal e Recife-Brasil 1998-2007, no XXVIII Congresso Latinoamericano de Sociologia (ALAS) “Fronteiras abertas da América Latina”.
Evento organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife – PE, entre os dias 06 a 10 de setembro de 2011.

e) Descrição do produto gerado:

Apresentação e publicação do trabalho: Tipologias dos ambientes sociais educativos: Região Metropolitana de Natal – RN/Brasil: 2000-2005, no XXVIII Congresso Latinoamericano de Sociologia (ALAS) “Fronteiras abertas da América Latina”.
Evento organizado pela Universidade Federal de Pernambuco, em Recife – PE, entre os dias 06 a 10 de setembro de 2011.

f) Descrição do produto gerado:
Trabalho aprovado para apresentação: Inequalities in environments of social life of the basic education of the Metropolitan Region Natal/Brazil
Evento: INTED 2012 – 6th International Technology, Education and Development Conference Valencia (Spain) nos dias 05, 06 e 07 de março de 2012.

Quantidade total 06

2) Tipo do produto:Tese de doutorado em andamento

Indicador atividade: 14

a) Descrição do produto gerado:
A partir do projeto maior, temos o recorte que irá gerar a tese de doutorado com o seguinte título provisório: A influência do habitus de brincar na construção do habitus de estudar no contexto escolar da Região Metropolitana de Natal.
Ingresso no Programa de Pós-Graduação: Março/2010
Prazo para defesa: Março/2014

Texto apresentado em Novembro de 2011 no seminário doutoral, como uma pré-qualificação.

Quantidade total 01

3) Tipo do produto:Tese de mestrado em andamento

Indicador atividade: 15

a) Descrição do produto gerado:
A partir do projeto maior, temos o recorte que irá gerar a dissertação de mestrado em letras com o seguinte título provisório: Letramento Familiar: notas etnográficas acerca de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Natal. (Discente: Maria do Rosario da S. Medeiros)
Ingresso no Programa de Pós-Graduação: Jan/2011
Prazo para defesa: Dez/2012

b) Descrição do produto gerado:
A partir do projeto maior, temos o recorte que irá gerar a dissertação de mestrado em demografia com o seguinte título provisório: O desempenho escolar sob a influência de fatores sociais, culturais e de infraestrutura: uma análise através de modelos estatísticos para a educação básica na Região Metropolitana de Natal (RMN). (Discente: Ítalo Medeiros de Azevedo)
Ingresso no Programa de Pós-Graduação: Fev/2011
Prazo para defesa: Jan/2013

c) Descrição do produto gerado:
A partir do projeto maior, temos o recorte que irá gerar a dissertação de mestrado em matemática com o seguinte título provisório: Integração entre trigonometria esférica, geometria e astronomia: uma abordagem para o professor de matemática. (Discente: Ana Paula Pereira do Nascimento Silva)
Ingresso no Programa de Pós-Graduação: Agosto/2010
Prazo para defesa: Jul/2012

03

4) Tipo do produto: Trabalho de conclusão de curso

Indicador atividade: 16

a) Descrição do produto gerado:
Monografia apresentada ao curso de Ciências Sociais, defendida em 15/12/2011, intitulada O efeito do Capital Cultural Familiar no desempenho dos alunos da educação básica da Região Metropolitana de Natal (Discente: Tiago Souto/Concluído)

b) Descrição do produto gerado:
Monografia em andamento: Letramento em uma perspectiva inclusiva na construção de uma nova realidade educacional (Discente: Alana Driziê Gonzatti dos Santos/Em andamento)

b) Descrição do produto gerado:
Monografia em andamento: Letrar brincando: a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma contextualização lúdica e colaborativa (Discente: Dayveson Noberto da Costa Pereira/Em andamento)

c) Descrição do produto gerado:
Monografia em andamento: A realidade do letramento no ensino público norte rio grandense (Discente: Fernanda Nayara da Silva Mendonça/Em andamento)

d) Descrição do produto gerado:
Monografia em andamento: Oitenta e Nove anos de Previdência Social no Brasil (Discente: André do Nascimento Neri/Em andamento)

e) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
Monografia em andamento: “Mais Educação” como ferramenta de melhoramento do habitus de estudar na Escola Municipal Luís Maranhão Filho – Natal/RN. (Discente: Ana Carolina Araújo de França/Em andamento)

e) Descrição do produto gerado:
Monografia em andamento: A dificuldade da interpretaçao da linguagen matematica . (Discente: Anderson Silva Dias/Em andamento)

Produção didático-pedagógica

1)      Tipo do produto:Banners

Indicador atividade: 09

a) Descrição do produto gerado:

Banner sobre o Projeto contendo resumo, objetivos, áreas   envolvidas, metodologia, estratégias. Apresentado na XVII Semana de Ciência,   Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
b) Descrição   do produto gerado:

Banner explicando   a inserção das Ciências Sociais no projeto, sinalizando as pesquisas que   serão geradas. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
c) Descrição   do produto gerado:

Banner   explicando a inserção das Letras no projeto, sinalizando as pesquisas que   serão geradas. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
d) Descrição   do produto gerado:

Banner   explicando a inserção da Matemática no projeto, sinalizando as pesquisas que   serão geradas. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
e) Descrição   do produto gerado:

Banner apresentando   a EM José Horácio de Góis, uma das escolas que compõem o campo empírico da   pesquisa. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
f) Descrição   do produto gerado:

Banner   apresentando a EM Luiz Maranhão Filho, uma das escolas que compõem o campo   empírico da pesquisa. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
g) Descrição   do produto gerado:

Banner   apresentando a EM Prof. Ulisses de Góis, uma das escolas que compõem o campo   empírico da pesquisa. Apresentado na XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC)

 
h) Descrição   do produto gerado:

Banner   contendo os aspectos históricos e   demográficos da fecundidade no rio grande do norte, apresentado na   XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC).

 
i) Descrição   do produto gerado:

Banner   contendo aspectos históricos e atuais   da dinâmica populacional, apresentado na XVII Semana   de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC).

 

Quantidade total

  09

 

2)      Tipo do produto:Blog

Indicador atividade: __12__

a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):

O   blog chama-se “O habitus de estudar”, nele encontra-se o resumo do projeto, o   perfil dos membros da equipe, fotos das visitas às escolas e outras   atividades realizadas pelo grupo.

Início: Outubro/2011

 https://ohabitusdeestudar.wordpress.com
 
 

Quantidade total

 01

 

3) Tipo do produto:Banco de imagens

Indicador atividade: 05, 06,  07

a) Descrição do produto gerado:

Durante a visita à EM Profo Ulisses de   Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, foi criado um banco de imagens   (fotos) da escola

 
b) Descrição   do produto gerado:

Durante a visita à EM Luiz Maranhão Filho, situada   no bairro de Cidade Nova, foi criado um banco de imagens (fotos) da escola.

 
b) Descrição   do produto gerado (Max. 100 palavras):

Durante   a visita à EM José Horácio de Góis, situada no município de São Gonçalo, na Região   Metropolitana de Natal, foi criado um banco de imagens (fotos) da escola.

 

Quantidade total

 03

 

4) Tipo do produto:Produção de objetos de aprendizagem

Indicador atividade: 09, 10, 11

a) Descrição do produto gerado:

Confecção de material   didático-pedagógico contemplando os conteúdos de matemática e português,   utilizados de forma lúdica com os visitantes. Jogo em formato de trilha em   material emborrachado.

 
b) Descrição   do produto gerado:

Perguntas sobre matemática   para diferentes faixas etárias. As perguntas eram feitas aos participantes   para que eles pudessem avançar no jogo. A construção destas perguntas foi   realizada pelos bolsistas de matemática (Graduação e Pós) orientados pelos   professores bolsistas e colaboradores.

 
c) Descrição   do produto gerado:

Perguntas sobre português   para diferentes faixas etárias. As perguntas eram feitas aos participantes   para que eles pudessem avançar no jogo. A construção destas perguntas foi   realizada pelos bolsistas de matemática (Graduação e Pós) orientados pelos   professores bolsistas e colaboradores.

 
d) Descrição   do produto gerado:

Jogo   cubra doze, este jogo solicita habilidades de matemática.

 
e) Descrição   do produto gerado:

Jogo   tangran, este  jogo solicita habilidade   matemática.

 

Quantidade total

 05

 

5) Tipo do produto: Outros

Indicador atividade: 01, 02, 03, 04, 17

a) Descrição do produto gerado:

Produção   de atas com o registro do Seminário e dos encontros semanais, transcrição da   fala dos professores colaboradores.

 
b) Descrição do produto gerado:

Relatório individual descritivo de cada bolsista do projeto.

O que você pensa sobre isso?